O brasileiro é uma referência mundial quando os assuntos são inovação, criatividade e exploração de novos caminhos. O ditado popular me “Se a vida te der um limão, faça uma limonada” realmente funciona muito bem no cotidiano da população. Agora, se um brasileiro tem essa garra de criação e usar isso como negócio, imagine quando uma mulher é autora disso.
A mulher, ao escrever sua própria história, desenvolve capacidades comportamentais e habilidades técnicas que superam as expectativas. Esses traços, alinhados à sua garra, se desenvolvem ainda mais quando ela decide usar o empreendedorismo como ferramenta. Em outras palavras, a partir de uma necessidade, surge a oportunidade de explorar novos caminhos com a criação do seu próprio negócio, gerando renda diretamente para suas finanças.
O empreendedorismo feminino existe há muitos anos, conhecido por outros nomes, mas com o mesmo objetivo: ter a autonomia de ser dona do seu próprio negócio de forma personalizada, partindo de algo e por alguma razão específica. Para se ter uma ideia da expressiva participação das mulheres nesse ramo criativo e rentável, o programa "Sebrae Delas" contabilizou quase 4 milhões de CNPJs de sócias ou proprietárias ativas atendidas nos últimos cinco anos.
O ato de empreender, independente do gênero, faz com que além de independência financeira, impactos na macro e economia local sejam gerados. Além disso, o empreendedorismo contagia a comunidade que se hospeda, fazendo com que uma rede de apoio seja criada, proporcionando fidelidade e encorajamento para outros que desejam fazer o mesmo.
O Brasil se destaca no cenário internacional do empreendedorismo feminino. A nação ocupa a sétima posição no ranking de países com o maior número de mulheres em atividades empreendedoras, segundo levantamento divulgado pelo Sebrae em 2019, com base em dados da Global Entrepreneurship Monitor (GEM).
Requisitos para se tornar uma empreendedora:
A atividade de empreender exige algumas características:
Coragem para começar;
Entendimento do contexto social e financeiro em que se vive;
Criatividade para explorar algo novo diante do que já é oferecido;
Oportunidade de iniciar mesmo com pouca reserva de dinheiro;
Paciência durante o processo inicial.
Essas e outras ações são primordiais para qualquer pessoa (homem e mulher) que deseja começar a empreender, mas não sabe como.
2024 © - Todos os direitos reservados
R. Dr. Amâncio de Carvalho, 851 - Baeta Neves
São Bernardo do Campo - SP, 09751-470